Ivete x Grupo Clareou: Justiça rejeita pedido da banda e autoriza cantora a manter registro de marca de turnê
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Grupo Clareou manifesta repúdio contra Ivete Sangalo por uso 'indevido' de marca em turnê
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido liminar feito pelo Grupo Clareou, que buscava impedir Ivete Sangalo de usar a marca “Ivete Clareou” em uma nova turnê. A artista fará cinco shows do projeto, que faz referência a cantora Clara Nunes e homenageia o samba.
A decisão foi proferida em 15 de agosto. O desembargador Grava Brazil, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, reconheceu que os registros das marcas “Grupo Clareou” e “Do Nada Clareou” são válidos até 2035.
No entanto, considerou que a proteção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) se refere ao conjunto das expressões e não ao uso isolado da palavra “Clareou”.
Segundo a decisão, o nome da turnê de Ivete apresenta diferenciação suficiente por trazer o nome da cantora antes do termo contestado.
O g1 entrou em contato com a assessoria de Ivete Sangalo, que informou que não vai se posicionar sobre o caso. O Grupo Clareou também foi procurado, mas não retornou até a última atualização desta reportagem.
Já a Super Sounds, produtora responsável pela turnê, disse, em nota, que a decisão confirma o que a empresa já afirmava desde o início da disputa.
A produtora reiterou também o compromisso da marca com a transparência, a ética e o respeito às decisões judiciais.
Entenda a polêmica
Banda de pagode carioca se manifestou nas redes sociais contra nome de turnê de Ivete Sangalo
Divulgação/ Redes sociais
A polêmica envolvendo a banda e a cantora baiana começou no dia 8 de julho deste ano, horas após o início da abertura da venda dos ingressos da turnê "Ivete Clareou".
A banda emitiu um comunicado nas redes sociais, onde afirmou que Ivete Sangalo fez uso "indevido" da marca, "sem qualquer consulta ou autorização prévia".
Conforme o comunicado, a marca está registrada desde 2010 no INPI, o que impediria o uso no segmento do entretenimento e de atividades musicais por outros artistas.
Após a polêmica, a produtora Super Sounds, afirmou que o uso da marca "Ivete Clareou" é legítimo e não configura qualquer violação a direitos de terceiros.
A empresa ainda afirmou que, ao saber da insatisfação da banda, tentou dialogar para buscar alternativas que eliminassem possibilidades de confusão por parte do público.
Porém, segundo a produtora, os integrantes do grupo teriam apresentado apenas uma proposta com "valores astronômicos", o que fez com que a empresa encerrasse as tratativas.
Quem é o Grupo Clareou?
Banda Clareou é do Rio de Janeiro e tem mais de 600 mil seguidores nas redes sociais
Redes sociais
O "Grupo Clareou" é do Rio de Janeiro, está em atividade desde 2009 e toca samba e pagode. A banda tem músicas com Ferrugem e Suel, além de fazer eventos com Péricles.
O grupo já fez turnê na Europa e nos Estados Unidos e tem 630 mil seguidores nas redes sociais.
A turnê "Ivete Clareou"
Ivete Sangalo estreia em São Paulo, em 25 de outubro, a turnê 'Ivete clareou', com show dedicado ao samba
Divulgação
A cantora anunciou a turnê "Ivete Clareou" em junho deste ano. O objetivo da turnê é celebrar o samba e homenagear a sambista Clara Nunes, grande referência para a baiana. Segundo Ivete, a ideia de usar o "Clareou" veio justamente dessa inspiração.
Os ingressos estão à venda. Veja as datas abaixo:
25/10 - São Paulo - Jockey Club;
01/11 - Belo Horizonte - Área Externa do Mineirinho;
22/11- Rio de Janeiro - Marina da Glória;
30/11- Salvador - Wet;
13/12 - Porto Alegre - Parque Harmonia.
LEIA TAMBÉM:
Cantor Xanddy Harmonia notifica 'xará' por uso indevido de marca
Justiça da Bahia proíbe Maiara e Maraisa de usar a marca 'As Patroas', usada com Marília Mendonça
Confusão com 'Pedros Sampaios' no São João de Salvador viraliza nas redes sociais; entenda a história
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻